Homepage

ALTERAÇÃO DOS ESTATUTOS E JOGOS TRADICIONAIS

ABRILHANTARAM ANIVERSÁRIO DO SP. C. DA CRUZ

Ja
18 de maio, 2011

As comemorações do 92.º aniversário do Sporting Clube da Cruz tiveram no passado sábado mais dois pontos altos, com a aprovação dos novos Estatutos do Clube e, a seguir, os Jogos Tradicionais. Por outras palavras, primeiro a devoção, depois a diversão.

Um sábado em cheio. Logo a seguir ao almoço, um número significativo de associados aprovou, diríamos unanimemente, a proposta de alteração dos Estatutos, em que as mudanças mais significativas se prenderam com novos prazos para apresentação de contas – por imposições legais -, nova organização da Direcção e respectiva orgânica de funcionamento, aumento dos mandatos de um para dois anos, regulação das assembleias eleitorais, no fundo, mais um passo em frente rumo à modernidade, porque o futuro é já… ontem.

Os Jogos Tradicionais, a seguir, trouxeram ao Outeiro, uma ainda mais significativa presença de cruzistas. Desde a agradável surpresa da inscrição de nove equipas, com dez elementos cada uma, maioritariamente participadas por crianças entre os 4 e os 10 anos de idade e complementadas por jovens adolescentes, atletas dos vários escalões, pais, treinadores, delegados, directores e veteranos até aos 70 anos. Uma tarde de franco convívio, animação e disputa acesa pelos primeiros lugares, sendo de registar ainda a numerosa presença de público afecto ao clube nas bancadas. Valeu, de facto, a pena. Foi, de resto, mais uma demonstração que o Sporting Clube da Cruz está bem vivo, renovando-se a cada dia que passa.

Não foi fácil a querela dentro das quatro linhas para os jogos com cinco modalidades. Ementa: bola na barra/poste, corrida de sacos, fruta no cesto, corrida com uma bola de ping-pong dentro de uma colher de sobremesa na boca e, por fim, a mais do que tradicional malha.

Equipas reforçadas até aos dentes, desde os Invencíveis verdes e amarelos, capitaneados por Joaquim Vicente e Paula Correia, que apresentavam alguns pesos pesados da equipa sénior, até ao Ferrobico, uma família quase inteira de esquerdinos comandados pelo Dr. Artur Cujango, não esquecendo a incansável D. Isabel, a apostar maioritariamente na criançada, ou o sempre impetuoso Fernando Correia e seus muchachos. Fastidioso seria enumerar todos eles, mas todos deram o seu melhor e proporcionaram momentos hilariantes de convívio, com as quedas aparatosas na corrida de sacos, ou a luta contra o vento para manter a bola na colher, para não falar no ‘bola na barra’ que arrancou o primeiro bruá no campo, quando o pequeno (de 4 anos) Ruben com um pontapé do meio da rua acertou no poste, fazendo ver aos graúdos e explicando aos divertidos Beça, Jorge Oliveira e Luis Pereira como se acerta nas balizas. A verdade é que eles aprenderam e, no dia seguinte quem pagou foi o Guilhabreu.

Pouco importa quem foram os vencedores, mas para registo futuro, o ‘Ferrobico’ arrancou o primeiro lugar, os ‘Gémeos’ o segundo e em terceiro ficou o ‘A- Time’. Queixaram-se os Invencíveis, quer da Paula quer do Vicente, que houve mãozinha da ‘organização’ num dos jogos, mas como eles já estão habituados a protestar com os árbitros ao domingo, ninguém lhes ligou patavina. Reclamaram na mesma uma medalha, apesar de não terem ficado nos três primeiros lugares. Mãozinha amiga (do Presidente da Direcção) fez chegar aos divertidos Beça, Jorge e Luís Pereira o tão reclamado troféu. Dizem as más línguas que aquelas medalhas tinham água no bico. Um compromisso com o futuro.

No final umas febras para aconchegar o estômago e uns suminhos para limpar o pó das gargantas e mais alguns momentos de agradável confraternização.

Uma palavra final para a ‘desorganização’ muito bem organizada, comandada por Hélder Pedreira, o ´manda na gente e sabe tudo’, coadjuvado por Carla aos Gomos, Nuno Tesouras, Fátima Ingénua, José Marujo Fotógrafo e as preciosas colaborações do André Redes, Bola Maruga, Hugo Espeto e o eterno Acides Nabo da Horta. Ahhhh, a atestar a (des)organização lá estava também, pronto para os primeiros socorros, o Rambo Omnipresente Costa. Esqueci-me de alguém? É provável. Eram tantos e bons…

Ficam então as imagens que, às vezes, valem mais que mil palavras. Antes, porém, queremos fazer um apelo à participação, no próximo dia 21 de Maio, pelas 21.30 horas, na Junta de Freguesia de Paranhos, na Sessão Solene comemorativa do 92.º Aniversário do Sporting Clube da Cruz, o momento mais alto destas festividades.

SPORTING CLUBE DA CRUZ SEMPRE!


Receber novidades