Direção do Sporting Clube da Cruz convocou uma reunião com caráter de urgente para o dia 21 de abril pelas 21:30H com um único ponto da ordem de trabalhos: Análise aos acontecimentos ocorridos com a participação da equipa de sub.17 no torneio “Porto internacional CUP 2025” e comportamentos de atletas e assistência, tendo em vista deliberar sobre decisões a tomar.
A Direção do Sporting Clube da Cruz informa que nada teve a ver com a organização do referido torneio, nem com as condições de segurança que a entidade organizadora entendeu disponibilizar.
A Direção do Sporting Clube da Cruz deu o seu acordo à Entidade Organizadora para a cedência do Campo Municipal do Outeiro, que está sobre a sua gestão, suportando todos os gastos com as instalações, tendo como contrapartida o convite para a participação de 5 das suas equipas no referido torneio.
Nesta reunião foram ouvidos alguns testemunhos e analisadas as imagens do jogo da equipa de Sub. 17, imagens essas já amplamente divulgadas em vários órgãos de comunicação social.
Nessa análise identificámos comportamentos de alguns atletas e algumas pessoas do público, que nos envergonham e que condenamos de uma forma veemente e que jamais poderemos tolerar.
Somos uma instituição centenária, assente no voluntariado, que nos orgulhamos do nosso passado, e do trabalho que realizamos ao criar condições para proporcionar a prática desportiva. Para nós o objetivo principal é formar pessoas, a educação e o respeito para com os adversários são obrigatórios para fazer parte das nossas equipas e poder ostentar no peito o emblema do nosso clube.
Assim, e independentemente de futuras decisões que com o desenvolvimento do processo venhamos a tomar, a Direção na sua reunião de hoje, aprovou por unanimidade o seguinte:
- Suspender de imediato toda a atividade das equipas de SUB 17, tendo já dado nota ao Senhor Presidente da Associação de Futebol do Porto, a anulação das inscrição destas equipas pelo que não realizarão mais qualquer jogo na presente época desportiva;
- Abertura de um inquérito de averiguação dos factos ocorridos, com vista à instauração de processos disciplinares aos elementos envolvidos;
A Direção quer ainda afirmar publicamente que está totalmente disponível para colaborar com as autoridades desportivas e/ou judiciais de forma a ajudar a identificar os agressores que são visíveis nas imagens divulgadas pela comunicação social, ficando desde já proibido o acesso destes adeptos às instalações do clube.
Por último, uma palavra de repúdio para os comportamentos de alguns pais e demais intervenientes envolvidos nos desacatos que, quando deveriam ser os mentores do comportamento dos seus educandos, com as suas atitudes são, por vezes, os causadores e instigadores dos maus comportamentos dos atletas, impedindo-os, dessa forma, de poderem praticar uma atividade desportiva saudável.
Porto, 21 de abril de 2025
SPORTING CLUBE DA CRUZ
A DIREÇÃO