Instituição de Utilidade Pública, que foi fundado no dia 19 de Maio de 1919, desenvolvendo, desde essa data, as atividades para que foi criado, com as adaptações que a própria evolução da sociedade foi impondo, mas conseguindo sempre desempenhar um verdadeiro serviço de utilidade pública. Em 1986 foi atribuído ao Sporting Clube da Cruz, o estatuto de Instituição de Utilidade Pública.
Dispõe de instalações próximas do nó da A3 com a via da Cintura Interna, localizadas na Freguesia de Paranhos na cidade do Porto.
O Sporting Clube da Cruz, participa nos campeonatos distritais organizados pela Associação de Futebol do Porto com equipas em competição desde Benjamis, infantis, iniciados, Juvenis, Juniores e Séniores, proporcionando, nos últimos anos a possibilidade de muitas centenas de crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 20 anos, praticarem o desporto que gostam, formando também os futuros Homens do amanhã, contribuindo desta forma para ocupar os tempos livres e aprendendo o valor da solidariedade e da entre ajuda, da amizade e camaradagem, valores fundamentais para a sua vida futura...
O Sporting Club da Cruz nasceu no Outeiro, freguesia de Paranhos, no dia 19 de Maio de 1919, o objetivo era possibilitar a prática de futebol à população residente na zona. O Porto era na altura uma cidade em rebuliço: meses antes, tinha vivido 25 dias como capital do país durante a Monarquia do Norte, a última grande manifestação monárquica em Portugal.
O clube começou apenas com futebol, e passou a contar com instalações próprias em 1926, mas não tardou a abrir-se a outros desportos: o crescimento do Cruz fez aparecer, a partir da década de 40, modalidades como o atletismo, o basquetebol, o andebol de onze, o ténis de mesa, entre outras. Anos mais tarde, chegou a ser um dos primeiros clubes do país a incluir uma secção de futebol feminino.
Oficialmente, os primeiros Estatutos da Associação Desportiva “Sporting Clube da Cruz” foram registados por escritura pública no 3º Cartório Notarial do Porto, localizado na Avenida dos Aliados, n.º 22, a 13 de Outubro de 1982 e publicada na III série do Diário da República, nº 264, de 15 de Novembro de 1982, com alteração parcial de estatutos a 30 Dezembro de 1982 e publicada no Diário da República da III Série, nº 22, de 27 de Janeiro de 1983. Pela primeira vez, o Sporting Clube da Cruz ficava registado oficialmente.
O Campo Municipal do Outeiro, em Paranhos, corresponde a um investimento municipal na ordem dos três milhões de euros. Este equipamento equipa o centenário Sporting Clube da Cruz de condições apropriadas para desenvolver a sua atividade, incluindo os escalões jovens. O arranque dos trabalhos deu-se após o Tribunal de Contas conceder o visto prévio para a adjudicação, habilitação e submissão da empreitada, em abril de 2021.
A cidade do Porto tem, desde o dia 29 de junho de 2023, um novo e moderno complexo desportivo. Esta obra, há muito esperada, vê assim a luz do dia, deixando definitivamente no passado, os dias de futebol em terra batida. A nova vida do Outeiro começa agora. O novo Campo Municipal do Outeiro beneficiou de um investimento global de cerca de 5,5 milhões de euros.
O Sport Clube da Cruz que integra a formação e as modalidades, têm como missão promover e difundir a prática desportiva, cultural e recreativa junto da comunidade em que se inserem, proporcionando a todos os seus atletas uma educação cívica e desportiva de qualidade, promovendo ainda a solidificação dos laços afetivos com o clube e reforçando a oferta desportiva da cidade e da região.
O Sporting Clube da Cruz procura de uma forma sustentável promover o desporto, a cultura e a formação de Atletas através da gestão integrada de pessoas, processos, resultados e inovação. Sempre numa atitude proativa perante a comunidade e inserido no espírito do clube.
A cultura e os valores constituem o padrão de comportamento que respeita e expressa a gestão diária da actividade desportiva do Clube. O Sporting Clube da Cruz orgulha-se de proporcionar aos seus sócios e simpatizantes hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais (verdade, disciplina, responsabilidade, espírito de equipa, respeito, perseverança, ambição, exigência e cooperação).
Presidente
Hélder Firmino Ribeiro Pereira
Vice-Presidente Administrativo e do Património
Fernando Pedro Mota Monteiro
Vice-Presidente Desportivo
Luís Filipe Santos Silva
Vice-Presidente Atividades Culturais
Paula Cristina Coelho Correia
Secretário-Geral
João Filipe Fernandes Carvalho
Secretário-Desportivo
Luis Joaquim Madeira Soares
Tesoureiro
Carla Sousa Gomes
Vogal
André Fonseca Ribeiro Pereira
Vogal
Deolindo Lopes Costa
Vogal
Carlos Manuel Mil-Homens Alves
Presidente
Cristina Augusta Ferreira Godinho Casas
Vice-Presidente
Baltazar José Ribeiro de Oliveira
Secretário
Laurentino Almeida Marques
Presidente
Nuno Ricardo Osório Almeida
Vice-Presidente
Diana Patrícia Marques Silva
Secretário
Mário João Martins Pereira
O Sporting Clube da Cruz, é uma Instituição de Utilidade Pública, que foi fundado no dia 19 de Maio de 1919, desenvolvendo, desde essa data, as atividades para que foi criado, com as adaptações que a própria evolução da sociedade foi impondo, mas conseguindo sempre desempenhar um verdadeiro serviço de utilidade pública.