Homepage

Lançamento do Livro "Os rapazes do Outeiro - 90 anos de História do S.C.Cruz"

admin
26 de maio, 2009

Caros associados, atletas, amigos e leitores,

Quis o destino que no 90º aniversário do Sporting Clube da Cruz, comemorado no dia 19 de Maio de 2009, eu tivesse a honra de presidir à sua Direcção.

Uma bonita idade para uma instituição que muito tem feito pelo desporto, pela cultura e recreio dos seus associados e de todos quantos têm assistido e participado nas diversas actividades desenvolvidas por esta prestigiada instituição.

Desde essa data, em que a actual Direcção tomou posse, lancei como desafio para este mandato recuperar, dentro do possível, a história do Sporting Clube da Cruz. Tenho de vos confessar: jamais imaginei que a tarefa seria tão difícil.

Embora já tivesse residido relativamente próximo do Sporting Clube da Cruz, a verdade é que só passei a frequentar o Clube, com regularidade, há uns seis anos, quando o André, o meu filho, quis começar a jogar futebol. Foi por isso fácil verificar que embora a boa vontade de quem colaborava com a instituição fosse muita, as carências eram imensamente superiores.

Comecei quase de imediato a colaborar com o Cruz, até porque ia constatando as várias necessidades existentes, desde bolas, alguns equipamentos e outros adereços e materiais que, dentro das minhas parcas possibilidades, fui adquirindo e oferecendo ao Clube. Houve ainda necessidade de realizar outra tarefa de enorme importância. Refiro-me, concretamente, à necessidade de recuperar os últimos doze anos de contabilidade, que caso não tivesse sido feita levaria à perda do Estatuto de Utilidade Pública.

Pusemos mãos à obra e, decorridos apenas noventa dias, o trabalho estava concretizado e o Estatuto recuperado.

A partir de então para cá a colaboração tem sido permanente e intensa, apenas pelo sentimento do dever de poder ajudar uma instituição que proporciona as condições possíveis para que aqueles que mais necessitam possam praticar desporto, mas também cuja função é ajudar a formar os homens de amanhã.

Apesar de o tempo de associado do clube ainda ser pouco, já desempenhei vários cargos nesta instituição. Desde Presidente do Conselho Fiscal, a Presidente da Assembleia Geral e, actualmente, Presidente da Direcção.

Mas de todos os desafios que encontramos até hoje, este é certamente o de mais difícil resolução: o de tentar reconstituir a história de noventa anos. É muito difícil, quase impossível, nomeadamente quando nos surgiu pela frente uma secretaria que simplesmente não existia, a ausência praticamente total de um arquivo e a falta generalizada de documentação.

Tal desiderato só foi possível graças ao Sr. Alcides Horta, pela recolha que fez junto da A. F. Porto e ao apoio entusiástico de alguns dos senhores associados e simpatizantes que tendo alguma documentação em sua casa fizeram o favor de a ceder para que pudesse ser consultada. É também justo aqui destacar todo o apoio que nos foi facultado pela Drª. Isabel Forte e pelo Eng.º Filipe Marques. A primeira, autora da obra, porque compilou toda a informação recolhida, a analisou e transpôs para o papel em pouco mais de uma semana: o segundo, pelo esforço e pela dedicação que fez com que em três dias efectivasse toda a paginação e preparação gráfica da mesma obra.

Espero pois a compreensão perante alguma eventual falha, mas a importância da data merece que se não deixasse passar esta efeméride sem tudo fazer para concretizar este sonho.

Faço votos para que esta seja a primeira de outras obras comemorativas dos muitos êxitos que o Sporting Clube da Cruz vai alcançando, até porque o centenário vem a caminho. E faço votos para que esta obra possa dar a conhecer às diversas entidades oficiais a necessidade urgente de apoiar uma instituição que há 90 anos vem desenvolvendo um trabalho notável que deve ser e merece ser apoiado por todos.

Parabéns, Sporting Clube da Cruz!

O Presidente da Direcção

Hélder Firmino Ribeiro Pereira


Receber novidades