Inauguração do Campo Municipal do Outeiro
"O sonho não fica por aqui"
30 de junho, 2023
O emblema auriverde que representa um marco na cidade do Porto, inaugurou o novo Campo do Outeiro.
O novo campo sintético do Cruz, que terá bancada coberta com 510 lugares sentados, conta também com uma estrutura de três pisos, onde são englobados vários serviços: bilheteira, balneários, secretaria, cafetaria, áreas técnicas e de gestão, zonas de apoio à administração, gabinete de primeiros socorros e uma sala polivalente.
De acordo com o portal de notícias da Câmara Municipal do Porto, o presidente da câmara, Rui Moreira, reconhece que o Sporting Clube da Cruz “é um clube que não se preocupa se as crianças podem ou não pagar”, pelo que, para poder continuar a desenvolver as suas atividades desportivas e de cariz social, “merecia” esta nova casa.
Rui Moreira salienta ainda “o notável trabalho desportivo, social e cultural” que o clube centenário tem vindo a desenvolver, motivo esse pelo qual foi distinguido como Instituição de Utilidade Pública.
Num discurso marcado pela emoção associada ao momento, o presidente do Sporting Clube da Cruz, Hélder Pereira, afirmou que “nenhuma criança ficará sem jogar por não poder pagar a mensalidade”.
Num sonho finalmente cumprido e que obrigou o clube a “andar com a casa às costas durante muito tempo”, Hélder Pereira ambiciona duplicar o número de atletas, já na época que se avizinha.
No entanto, o presidente deixou bem claro que o sonho não fica por aí. O Sporting Clube da Cruz prepara-se também para criar uma equipa de futebol feminino e outra de râguebi. Para o projeto do futebol feminino, a autarquia apoia, na íntegra, as inscrições das atletas de formação, assim como seniores.
Quando se ouve falar no Cruz, pensa-se, e bem, em desporto. No entanto, o emblema que veste de verde e amarelo é muito mais do que isso. Em 2010, por exemplo, criou a Associação Cultural e de Apoio Social do Sporting Clube da Cruz, instituição particular de solidariedade social (IPSS) que presta apoio, por meio do desporto, a jovens de famílias carenciadas da freguesia.
Num dia de emoções fortes, Hélder Pereira propõe ainda um novo desafio: o desenvolvimento de um lar de idosos ao lado da casa do clube.
O investimento municipal, que rondou os 5,5 milhões de euros, garante que o Sporting Clube da Cruz passa a ter, novamente, uma casa própria para celebrar todas as vitórias que ainda estão por vir.
Foto: Guilherme Costa Oliveira / Porto.